Aprovado projeto que regulamenta cobrança de terceiros na conta de luz

Nova lei prevê que consumidor deve autorizar a contribuição. Em caso de descumprimento a devolução deverá ser dobrada


O Plenário da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) aprovou na manhã desta quarta-feira (28) projeto de autoria do deputado estadual Marcelo Santos que regulamenta a cobrança de serviços terceirizados e doações através da conta de energia elétrica.

“Nossa matéria vem garantir a o direito do cidadão e garantir aquilo que prevê o Código de Defesa do Consumidor, sem prejudicar o terceiro setor”, avaliou o autor da proposta.

O Projeto de Lei 262/2018, que foi aprovado com emenda apresentada em plenário, garante que as cobranças de terceiros podem existir na conta de energia elétrica, água potável, esgotamento sanitário e gás natural canalizado, desde que seja autorizado pelo consumidor por escrito ou por outro meio que possa ser comprovado, com a devida discriminação dos serviços ou doações cobradas e seus referidos valores.

“O que fizemos, no primeiro momento, era proibir essas cobranças. Em discussão com o terceiro setor como Apae, Hospital Evangélico e outras entidades filantrópicas, percebemos que essas cobrança  feita pela companhia de energia elétrica é muito importante para ajudar essas associações a produzirem esses importantes trabalhos que realizam. Apresentamos uma emenda que corrobora com essa demanda das instituições mas também visa garantir o direito do cidadão, protegendo o consumidor para que não seja lesado”, lembrou o parlamentar.

Com a nova redação, em caso de descumprimento da lei, o consumidor deverá receber, em dobro, o valor dele cobrado. Além disso, poderá solicitar, a qualquer tempo, o cancelamento das cobranças sem a necessidade de contato prévio do responsável pela prestação de serviço ou produto contratado.

Atualmente, o consumidor pode fazer doações a entidades filantrópicas como Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Associação Capixaba Contra o Câncer Infantil (Acacci) ou Hospital Evangélico, por exemplo.

Marcelo Santos acredita que, com a nova legislação, o consumidor não será prejudicado em caso de falta de recursos em momentos de dificuldade. “A referida cobrança pode comprometer a regularidade, continuidade e eficiência dos serviços essenciais, tendo em vista que podem dar causa ao inadimplemento, pelo fato do consumidor não conseguir honrar com o pagamento da totalidade da conta”, analisa o deputado.

Redes Sociais

Fique por dentro das nossas redes sociais

  • Ícone do Instagram

    Instagram

  • Ícone do Facebook

    Facebook

  • Ícone do Twitter

    Twitter

  • Ícone do Youtube

    YouTube

  • Ícone do Spotify

    Spotify

  • Ícone do TikTok

    TikTok

© 2018 Marcelo Santos. Todos os direitos reservados

Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.

A PHP Error was encountered

Severity: Core Warning

Message: PHP Startup: Unable to load dynamic library '/usr/local/php/5.6/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/newrelic.so' - /usr/local/php/5.6/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/newrelic.so: cannot open shared object file: No such file or directory

Filename: Unknown

Line Number: 0