Deputado quer que empresas poluidoras paguem barreiras na Terceira Ponte

De acordo com diretor da Arsp, pó preto teria inviabilizado estrutura mais barata. Marcelo Santos defende que empresas paguem passivo ambiental


Durante discurso na Sessão Ordinária desta terça-feira (6), o deputado estadual e vice-presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, Marcelo Santos (PDT) defendeu que as empresas poluidoras que atuam no Complexo de Tubarão paguem para instalação de barreira de proteção na Terceira Ponte.

“Ontem, na Comissão de Infraestrutura, debatemos sobre barreiras protetivas na Terceira Ponte. O próprio diretor da Arsp (Agência Reguladora de Serviços Públicos do Espírito Santo, Júlio Castiglioni) nos disse que a proposta mais econômica que eles receberam se tornou inviável porque o pó preto comprometeria todo o material que seria utilizado e tornaria a manutenção mais cara, inviabilizando a possível solução. Ora, se o problema da barreira da ponte não é da ponte, mas do minério de ferro, do pó preto, as empresas poluidoras que atuam no Complexo de Tubarão, maiores responsáveis pela emissão dessas partículas na Grande Vitória, deveriam arcar com esses custos de instalação dessas barreiras”, disse Marcelo.

“Uma das propostas teve que ser descartada por conta do impacto do pó preto que atingiria sua estrutura em acrílico, causando danos estruturais e visuais numa possível instalação de uma barreira translúcida a um custo bem baixo”, lembrou Castiglioni durante sua fala na sessão desta segunda (5).

O arquiteto Carlos Eduardo Calmon, em sessão ordinária da Comissão de Infraestrutura da Assembleia, realizada ontem (5), apresentou um projeto de postes de sustentação em aço inox no guarda-carros a cada seis ou sete metros e uma rede em nylon, com ponteiras inibidoras, a um custo de um terço do valor em estudo pelo governo do Estado. A solução que vem sendo estudada pela Agência Reguladora de Serviços Públicos do Espírito Santo (Arsp) e pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Estado (DER-ES) junto com a Rodosol é a implantação de hastes metálicas na vertical, dando sustentação a cabos de aço dispostos verticalmente na lateral da ponte. A estrutura teria na parte superior o ângulo côncavo, voltado para dentro da ponte, de forma a evitar até mesmo a escalada de pessoas que acaso insistam em atentar contra a vida no local. Essa proposta estaria em finalização de estudos técnicos e financeiros e deverá ter o custo de cerca de R$ 15 milhões.

Além dos custos não serem repassados para o governo capixaba, Marcelo Santos acredita que o processo seria mais célere se a iniciativa privada custeasse essa intervenção. “Até que seja feito todo o levantamento, confecção de projeto, licitação, contratação e possíveis contestações judiciais previstas na lei de licitações, entraríamos em 2020, somando o prazo de instalação do projeto em análise pela Arsp hoje, mais doze meses, entrando em 2021. Com as empresas bancando essas barreiras, com o projeto apresentado na Comissão, os custos seriam de cerca de R$ 5 milhões e o prazo para instalação poderia ser de até 6 meses, indo ao encontro dos anseios da população capixaba”, defendeu o parlamentar.

“Agradecemos, muito, o que essas empresas que atuam no Complexo de Tubarão contribuem para a economia do Espírito Santo. Geram emprego, renda, divisas para o caixa do governo, mas poluem. Poluem, geram um passivo socioambiental enorme e elas têm uma dívida com o Estado, e precisam pagar. Acho que essa ação na Terceira Ponte poderia ser custeada por essas empresas, dando celeridade no processo, dando proteção a quem atenta contra a própria vida, preservando esse importante cartão-postal do Espírito Santo”, finalizou Marcelo. 

Redes Sociais

Fique por dentro das nossas redes sociais

  • Ícone do Instagram

    Instagram

  • Ícone do Facebook

    Facebook

  • Ícone do Twitter

    Twitter

  • Ícone do Youtube

    YouTube

  • Ícone do Spotify

    Spotify

  • Ícone do TikTok

    TikTok

© 2018 Marcelo Santos. Todos os direitos reservados

A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: include_once(includes/inc_footer_analytics.php): failed to open stream: No such file or directory

Filename: views/template_site.php

Line Number: 206

A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: include_once(): Failed opening 'includes/inc_footer_analytics.php' for inclusion (include_path='.:/opt/remi/php56/root/usr/share/pear:/opt/remi/php56/root/usr/share/php:/usr/share/pear:/usr/share/php')

Filename: views/template_site.php

Line Number: 206

Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.

A PHP Error was encountered

Severity: Core Warning

Message: PHP Startup: Unable to load dynamic library '/usr/local/php/5.6/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/newrelic.so' - /usr/local/php/5.6/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/newrelic.so: cannot open shared object file: No such file or directory

Filename: Unknown

Line Number: 0