Terceira Ponte: Engenheiros garantem segurança das obras e da estrutura

Projeto desenvolvido pelo Governo do Estado contempla a ampliação da capacidade do fluxo de veículos, implantação de ciclovia e barreira de proteção ao suicídio.


Marcelo Santos visita obras da Terceira Ponte. / Foto: Bruno Fritz

Projeto desenvolvido pelo Governo do Estado contempla a ampliação da capacidade do fluxo de veículos, implantação de ciclovia e barreira de proteção ao suicídio.

Ao lado de engenheiros da Associação Brasileira de Engenheiros Civis no Estado (AbencES), do secretário de mobilidade e infraestrutura, Fábio Damasceno, e de representantes da concessionária Rodosol, o deputado estadual Marcelo Santos visitou, na manhã desta quinta-feira (12), o andamento das obras da Terceira Ponte. Considerado um marco na engenharia capixaba, o projeto está sendo executado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), e contempla a construção da Ciclovia da Vida, incluindo barreira de proteção ao suicídio, e ampliação da Terceira Ponte. O valor da obra é de R$ 127 e está prevista para ser entregue em maio de 2023.

“Fizemos uma fiscalização para conhecer a estrutura, a técnica e qual o tipo de material está sendo utilizado na construção da ciclovia. Além disso, devido ao excelente estado que se encontra a ponte, fruto de uma manutenção preventiva de qualidade e que é considerada exemplo no país, a obra está bem adiantada e vamos conseguir avançar na entrega do projeto. É mais uma opção de lazer, esporte e também um facilitador para aqueles que desejam se deslocar para o trabalho de bicicleta”, comentou Marcelo Santos, que preside a Comissão de Infraestrutura da Assembleia Legislativa (CoinfraES).      

Além de presidente da CoinfraES, Marcelo Santos também preside a CPI das Obras Paralisadas, que tem fiscalizado e cobrado dos órgãos executores e de controle uma resposta para o cidadão capixaba. “Essa é uma das obras prioritárias do Governo na área da mobilidade. Por isso, é importante garantir que ela tenha qualidade. Também aproveitamos a visita para verificar as condições da estrutura da via, pois a ponte passará a contar com três faixas em cada sentido, aumentando a capacidade do trânsito em torno de 40%”, disse o deputado. 

Fábio Damasceno, secretário de mobilidade e infraestrutura do Estado, destacou que a ciclovia é um espaço democrático fundamental para a mobilidade e, sobretudo, para a qualidade de vida. “Primeiro, a Ciclovia da Vida representa a melhoria da mobilidade urbana na Grande Vitória. Segundo, ela se constitui como uma nova alternativa para se locomover entre Vitória e Vila Velha. Terceiro, é uma barreira de proteção contra o suicídio. E, por fim, é um fortalecedor do turismo, já que próximo ao vão central teremos um alargamento de aproximadamente seis metros que funcionará como uma espécie de mirante.”   

Equipe da CoinfraES fiscaliza estrutura das obras, para garantir segurança. / Foto: Bruno Fritz

Mais segurança e mobilidade

Considerada a quinta maior ponte do país, a Terceira Ponte é a principal ligação entre duas importantes cidades da Grande Vitória: Vitória e Vila Velha. Devido a isso, o trânsito, principalmente em horário de pico, é constante. Somente no primeiro trimestre de 2022, foram 3.497.262 veículos que passaram pela praça do pedágio, de acordo com a Agência de Regulação de Serviços Públicos do Estado (Arsp).

Pensando na mobilidade, o projeto de ampliação das vias inclui a implantação de novas faixas, fazendo com que a ponte salte de quatro para seis faixas de rolamento, sendo três para cada sentido e a faixa da direita exclusiva para ônibus. A simulação do projeto mostrou eficiência e melhoria do trânsito em todos os horários, que passará a ter capacidade aumentada em torno de 40%. 

A instalação de uma barreira de proteção na Terceira Ponte, bem como de uma ciclovia, também eram reivindicações antigas da população. Por isso, o projeto inclui a chamada “Ciclovia da Vida”, com a implantação de uma estrutura metálica, acoplada nas laterais da ponte, servindo de passagem para ciclistas, além de uma grade antiescalada para a proteção, como forma de impedir o suicídio. 

A ciclovia será totalmente iluminada e será de sentido único: uma para Vitória e uma para Vila Velha. Próximo ao vão central, a estrutura da ciclovia terá um alargamento que funcionará como uma espécie de mirante. Não haverá cobrança de pedágio para ciclistas.

Ciclovia vai contar com barreira de proteção e vias da Terceira Ponte serão ampliadas. / Foto: Bruno Fritz

 

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