Assembleia e Câmara dos Deputados promovem debate sobre exploração de sal-gema no ES

 

Deputado Marcelo promove debate sobre sal-gema no CRAS de Conceição da Barra. / Foto: Bruno Fritz

Deputado Marcelo Santos é pioneiro na defesa da exploração da rocha no Estado. Com a maior jazida da América Latina, município de Conceição da Barra terá audiência pública em 02/09. 

Na próxima quinta-feira, 2 de setembro, acontecerá uma audiência pública para debater sobre as oportunidades e os desafios da exploração do sal-gema na região que pertence à maior jazida da América Latina: Conceição da Barra. O assunto tem sido defendido ativamente ao longo dos mandatos do deputado estadual Marcelo Santos (Podemos/ES), que também exerce a função de presidente da Comissão de Infraestrutura da Assembleia Legislativa (CoinfraES). O evento é uma parceria entre a CoinfraES e o Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara dos Deputados, presidido pelo deputado federal Da Vitória (Cidadania/ES). 

A exploração das jazidas de sal-gema no município de Conceição da Barra tem sido um tema ativo para o deputado, que destacou os estudos recorrentes da Frente Parlamentar de Apoio e Debate a Exploração das Jazidas de Sal-Gema. “Como secretário executivo da Frente Parlamentar, promovi longos debates a fim de apresentar soluções para a exploração dessas rochas, incluindo, as oportunidades que surgirão para os moradores de Conceição da Barra e região. Agora, convidamos a população para participar dessa audiência com o intuito de apresentarmos estudos e alinharmos as ações necessárias para receber os investimentos futuros em concordância com a comunidade”, comentou o parlamentar.  

Com uma ampla utilização em processos químicos e industriais, o sal-gema se destaca por ser um produto consumido assiduamente pelos cidadãos, sendo indispensável no tratamento de água, purificação de gases, na preparação de determinados alimentos e no complemento da alimentação de gado. Na indústria, é bastante aproveitado para o tratamento de óleos vegetais e a produção de vidro, papel, tintas, produtos farmacêuticos e cosméticos.  

Para que a comunidade participe e esteja preparada para receber os investimentos e impactos dessa nova atividade na região, a Comissão de Infraestrutura do Legislativo capixaba e o Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara Federal está promovendo a audiência para todos os moradores e interessados na área em estudo para garantir, integralmente, a participação popular. O debate acontecerá no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), localizado no bairro Braço Do Rio, na próxima quinta-feira (2), às 18h. 

SERVIÇO: Audiência Pública: A exploração do sal-gema: desafios e oportunidades. 
Data: 02 de setembro de 2021 (quinta-feira) 
Horário: 18 horas 
Local: CRAS de Braço do Rio - Conceição da Barra 

Audiência pública acontecerá na próxima quinta-feira (02), às 18h.

Assessoria de comunicação

Data de Publicação: quarta-feira, 25 de agosto de 2021

LEIA MAIS...

No distrito de Taquaras, Marcelo Santos inaugura primeira torre de telefonia móvel
Projeto prevê estadualização da estrada de Aparecidinha, em Santa Teresa
Marcelo Santos quer repasse Fundo a Fundo para acabar com obras paralisadas