Em Santa Teresa, Marcelo Santos garante melhorias na infraestrutura viária da região

O prefeito de Santa Teresa, Kleber Medici da Costa, junto com os vereadores recebendo respostas das demandas da região. / Foto: Bruno Fritz

Em reunião com a Câmara Municipal de Santa Teresa e com lideranças da região, Marcelo Santos anunciou conquistas do mandato para o município. Dentre as demandas solicitadas estão: o Circuito Caravaggio, Recapeamento de Aparecidinha, Contorno de Santa Teresa, construção de área de lazer e torre telefônica. 

No início da reunião, o deputado Marcelo Santos propagou a importância do Poder Público diante da sociedade e como avançaram-se os processos burocráticos da Casa, citando a emissão da carteira de habilitação como uma das mudanças para gerar economia ao Estado. Da mesma forma, todas as demandas de Santa Teresa foram realizadas pelo sistema online que o Governo do Estado utiliza para tramitar os ofícios: e-docs, favorecendo a agilidade e economia de recursos públicos. 

Segundo o deputado, as obras para recuperação da via de acesso ao circuito Caravaggio poderão seguir dois caminhos: Caminhos do Campo ou Revsol. O primeiro com pavimentação asfáltica e mais demorado ou, o segundo, com entrega mais ágil e feito pelo DER (Departamento de Estradas e Rodovias). 

O recapeamento em Aparecidinha também foi uma das solicitações, Marcelo comentou: “A estrada municipal executada pela Força Aérea Brasileira, se encontra bem desgastada pelo uso e pelo tempo. Conforme às ordens e reforçando o compromisso que tenho com a cidade, a usina funcionará na semana que vem para atender especialmente a comunidade e, assim, trabalhar para o desenvolvimento da região, melhorando a infraestrutura de todo o trecho com condição de um tráfego melhor a todos, com mais segurança, aplicação decente de asfalto e mais conforto.”

Sobre o Contorno de Santa Teresa, afirmou que a obra é complexa e que não pode ser interrompida pois tem impacto direto na comunidade, afetando a economia de toda a cidade, mas garantiu que o DER está estudando alternativas para que a obra comece o mais rápido possível e seja entregue, sem gerar transtornos para a região. 

A construção de uma área de lazer em Santo Antônio de Canaã para alavancar o turismo da região também foi discutida na reunião, na qual será levada aos órgãos responsáveis, como a Secretaria de Esportes e Lazer (SESPORT). 

Marcelo Santos abordou a burocracia como um dos motivos para a corrupção. / Foto: Bruno Fritz

Entretanto, mesmo com o avanço em determinadas partes, todas as demandas pairam sobre a burocracia que assombra o gestor público. Tal discussão que o deputado tem reafirmado em muitos discursos, citando ainda que a frustração da não execução e, consequentemente, da não entrega tem sido motivo para favorecer a corrupção em meio a tanta burocracia e legislações.  

De que adianta aprovarmos leis, colocar no orçamento e depois isso não consegue se tornar realidade? Isso gera frustração na gente, nos gestores e na comunidade. Ninguém quer burlar regra alguma. Mas não podemos ficar à mercê de leis que criam um emaranhado de papéis, datas e prazos. E, são tantas que existem pessoas que querem burlar regras. Veja: as regras que eram pra evitar corrupção, vira motivo de novos crimes. Temos que alterar as leis para que tenhamos exigências com prazos plausíveis e regras claras que facilitem o entendimento dos gestores, executores e órgãos de controlePor isso, estamos estudando toda a legislação, exemplos em todo o país e agora vamos desburocratizar os arcabouços jurídico para o setor de Obras Públicas, fazer o dever de casa bem feito para alavancarmos o desenvolvimento do nosso Estado e priorizarmos as obras que são necessárias.” afirmou Marcelo.

No final do discurso, o deputado alertou que é preciso que as prefeituras estejam prontas para receber investimentos. “Não basta saber o que precisamos, é necessário que as prefeituras tenham uma boa carteira de projetos para que seja feita a obra. Ou seja, o município que está vier preparado, sai na frente e conquista boas obras.” 

Marcelo Santos discursando em reunião com lideranças de Santa Teresa. / Foto: Bruno Friz

Assessoria de comunicação

Data de Publicação: quarta-feira, 03 de março de 2021