Ministro do STJ Marco Buzzi e Juiz Daniel Carnio participam de seminário para debater soluções para empresas em crise no período de pandemia

Além de debaterem ferramentas judiciais e extrajudiciais para solução de disputas, deputado Marcelo Santos destaca papel dos Legislativos na crise


Além de debaterem ferramentas judiciais e extrajudiciais para solução de disputas, deputado Marcelo Santos  destaca papel dos Legislativos na crise

Os números de empresas fechando, demissões, pedidos de falência e recuperação judicial não param de crescer por conta da crise instaurada pela pandemia do novo coronavírus. Para tentar encontrar alternativas e perspectivas para o setor empresarial, um webinar irá reunir, na próxima segunda-feira (29), o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Marco Buzzi, o juiz Daniel Carnio, advogados, contadores e deputados estadual e federal.

Reunindo grandes nomes especialistas em insolvência, em um diálogo entre representantes do setor produtivo, Judiciário e Legislativo participarão do webinário “Alternativas e perspectivas para empresas em crise”.

Ministro do STJ, Marco Buzzi irá abordar a perspectiva do Judiciário neste período de pandemia e o papel dos meios alternativos para soluções de disputas que venham ocorrer por conta de descompasso entre o faturamento e as obrigações das empresas. Quem também irá palestrar é o magistrado Daniel Carnio, juiz titular da 1ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais de São Paulo e irá falar sobre a expectativa para o mundo pós-pandemia e as orientações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aos magistrados com competência em Recuperação Judicial e Falências.

Em razão das dificuldades encontradas para o exercício das atividades empresariais com a redução do movimento e paralização do mercado causadas pelo isolamento social, o momento exige que os empresários tenham conhecimento para que decisões assertivas sejam tomadas.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em maio deste ano, 44% dos pequenos negócios interromperam as atividades com a crise do coronavírus, já que dependem de funcionamento presencial. Os empresários relataram ainda que houve uma queda média de 60% no faturamento com a pandemia. Desta forma para o deputado estadual Marcelo Santos que irá falar da participação dos Poderes Legislativos no cenário de crise, este é o momento de unir forças para diminuir os impactos no funcionamento da economia e na vida das empresas.  

“Será um prazer estar ao lado de especialistas como juiz Daniel Carnio e o Ministro Marcos Buzzi, falando para empresários de todo o país, já que há a facilidade de o seminário acontecer de forma online e ser acessado de qualquer lugar do mundo. O evento será fundamental no sentido de facilitar o acesso a formas já existentes de auxílio às empresas que precisarão de recuperação judicial e extrajudicial e contará com a participação da audiência com perguntas no intuito de levar informação e debater os gargalos”, comentou o deputado que é vice-presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo.

Deputado Marcelo Santos, que é vice-presidente da Ales, vai falar do papel do Legislativo em tempos de crise / Foto: Bruno Fritz

Para além das informações prestadas aos empresários, Marcelo afirma que participar do seminário será um momento enriquecedor para todos, já que palestrantes de fora do Espírito Santo poderão compartilhar medidas que estão sendo tomadas em seus Estados. Um exemplo é que em São Paulo o Tribunal de Justiça lançou um projeto que permite que agentes econômicos em geral, de microempreendedores individuais a empresas de maior porte possam solicitar audiências de conciliação pela internet.

“Poder trocar experiências com grandes especialistas será excelente para a criação de medidas, como o Tribunal de Justiça do Espírito Santo que, nesta sexta (26) instituiu o Projeto Especial de Recuperação Empresarial – Covid-19 (PERE – Covid-19), após nosso alerta deste cenário de enxurrada de pedidos de falências e recuperação judicial. Acredito que preocupação sobre a saúde de nossas empresas deve ser todos, já que a cadeia produtiva gera efeitos em todas as esferas sociais. Se tivermos menos empresas, consequentemente teremos menos empregos, o que resultará em grandes prejuízos à economia”, finalizou.

Para assistir ao evento basta clicar no link e se inscrever gratuitamente.

Confira a programação completa do evento:

Redes Sociais

Fique por dentro das nossas redes sociais

  • Ícone do Instagram

    Instagram

  • Ícone do Facebook

    Facebook

  • Ícone do Twitter

    Twitter

  • Ícone do Youtube

    YouTube

  • Ícone do Spotify

    Spotify

  • Ícone do TikTok

    TikTok

© 2018 Marcelo Santos. Todos os direitos reservados

Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.

A PHP Error was encountered

Severity: Core Warning

Message: PHP Startup: Unable to load dynamic library '/usr/local/php/5.6/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/newrelic.so' - /usr/local/php/5.6/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/newrelic.so: cannot open shared object file: No such file or directory

Filename: Unknown

Line Number: 0