Avança o processo para a instalação do Aquaviário na GV

O cronograma para inauguração do transporte hidroviário encontra-se bem adiantado


Marcelo Santos é presidente da Comissão de Infraestrutura da Assembleia Legislativa do Espírito Santo. Foto/Bruno Fritz

O cronograma para inauguração do transporte hidroviário encontra-se bem adiantado

Até o final do mês de abril deste ano será lançado o edital de licitação conjunto pelo Governo do Estado para a contratação de empresa que construirá os quatro terminais de embarque e desembarque de passageiros (Porto Santana, Praça do Papa, Prainha e Centro de Vitória) e outra firma que irá fornecer as embarcações e, com isso, espera-se que ainda este ano o Aquaviário seja implantado.

Aquaviário: entenda a evolução dos fatos

A Comissão de Infraestrutura da Assembleia Legislativa do ES (Coinfra-ES), presidida pelo deputado Marcelo Santos, realizou várias reuniões desde o ano passado com a finalidade de confeccionar um relatório com sugestões ao Governo do Estado no que diz respeito a uma melhor estrutura que atenderia o público/usuário do transporte hidroviário.

Na época, o colegiado ouviu sete empresas, entre nacionais e internacionais (Panamá), que realizam esse tipo de operação. Com isso, em agosto do ano passado, a Coinfra-ES encaminhou para a Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) um relatório com o estudo técnico. Destaca-se que o próprio Governo do Estado também se debruçou sobre esse assunto fazendo as pesquisas para a implantação desse modal na Grande Vitória.

Assim, foram elencadas algumas possíveis empresas com o perfil de participarem da licitação e ainda em novembro de 2019 houve a publicação da homologação, no Diário Oficial, da empresa Atlântico Sul Consultoria e Projetos S/S LTDA, que venceu o processo para a realização do projeto executivo.

Em seguida, foi estipulado pela Semobi o período de 150 dias para que a Atlântico Sul apresentasse o projeto executivo, isso ocorrerá até o fim do mês de março. Após exposição da empresa, a secretaria terá 30 dias para analisar e lançar o edital de uma licitação conjunta: uma empresa para executar a construção dos quatro terminais de embarque e desembarque de passageiros e outra empresa que irá fornecer as embarcações.

Segundo o deputado Marcelo Santos, ele esteve em reunião recente com o governador Renato Casagrande e esta semana conversou com o secretário da Semobi, Fábio Damasceno e as pautas em ambos encontros foram sobre o aquaviário, que tem sido prioridade do Executivo Estadual e se não fosse a boa vontade do governador em trazer de volta esse tipo de transporte para a Grande Vitória, por certo a participação da Coinfra-ES, por meio de uma antiga luta do parlamentar seria em vão. Espera-se, portanto, que ainda este ano o aquaviário venha funcionar, o que também será importante no fomento do turismo no Estado.

Redes Sociais

Fique por dentro das nossas redes sociais

  • Ícone do Instagram

    Instagram

  • Ícone do Facebook

    Facebook

  • Ícone do Twitter

    Twitter

  • Ícone do Youtube

    YouTube

  • Ícone do Spotify

    Spotify

  • Ícone do TikTok

    TikTok

© 2018 Marcelo Santos. Todos os direitos reservados

Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.

A PHP Error was encountered

Severity: Core Warning

Message: PHP Startup: Unable to load dynamic library '/usr/local/php/5.6/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/newrelic.so' - /usr/local/php/5.6/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/newrelic.so: cannot open shared object file: No such file or directory

Filename: Unknown

Line Number: 0