Novas obras de reparos na Ponte Governador Gerson Camata, uma conquista da CoinfraES

Após uma série de solicitações do presidente da CoinfraES, deputado Marcelo Santos, começaram hoje (02) os trabalhos de manutenção nas pistas sentido Vitória-Vila Velha do viaduto Governador Gerson Camata (Segunda Ponte)


Marcelo Santos é presidente da Comissão de Infraestrutura da Assembleia Legislativa do Espírito Santo. Foto/Bruno Fritz

Após uma série de solicitações do presidente da CoinfraES, deputado Marcelo Santos, começaram hoje (02) os trabalhos de manutenção nas pistas sentido Vitória-Vila Velha do viaduto Governador Gerson Camata (Segunda Ponte)

Desde o fim de 2017, a Comissão de Infraestrutura da Assembleia Legislativa (Coinfra-ES), presidida pelo deputado Marcelo Santos, tem solicitado aos órgãos competentes reparos na Ponte Governador Gerson Camata. Foram diversas reuniões com os órgãos: Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-ES), Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e Departamento Estadual de Estradas de Rodagem (DER), com o intuito de criar um cronograma de obras preventivas na Ponte Governador Gerson Camata, que é a principal ligação entre Vitória, Vila Velha e Cariacica. A boa notícia é que a solicitação do Colegiado tem sido atendida.

Isso porque, desde outubro do ano passado começaram uma série de medidas para restabelecer o bom funcionamento dessa importante via e hoje (02), iniciaram os trabalhos de manutenção nas pistas do viaduto Governador Gerson Camata pelo DER-ES, sentido Vitória-Vila Velha, esses serviços integram uma parte do planejamento de obras para recuperar toda a Ponte Governador Gerson Camata. O trabalho nas pistas será executado no período da noite/madrugada, das 22h às 5h, mas será mantido sempre uma das faixas.

Curiosidade

Destaca-se que a Lei nº Lei 11.040/2019, que denomina Ponte Governador Gerson Camata, o trecho de acesso à Segunda Ponte, é de autoria do deputado Marcelo Santos.

Entenda a luta da Coinfra-ES em prol de melhorias na Ponte Governador Gerson Camata, a Segunda Ponte

Ainda em 2017, a Coinfra encaminhou laudo da Segunda Ponte para o DER-ES e DNIT, solicitando intervenções em caráter de urgência, visto que o trecho que vai da subida da ponte até a descida na Estação Ferroviária em Cariacica é de competência do DNIT, ou seja, do Km 0 da BR 262 até a descida na Estação Ferroviária. Já no trecho que se estende de Vila Velha até a alça de acesso à BR 262, na Estação Ferroviária é de responsabilidade do DER-ES. O Colegiado também direcionou o laudo para o Ministério Público Federal (MPF-ES), a fim de somar empenho conjunto próximo a esses dois órgãos.

Em Dezembro de 2017, o próprio Dnit fez uma vistoria na estrutura da Ponte Gerson Camata, trecho que é de sua competência.  Os relatórios apontaram falhas e necessidades de reparos urgentes, como o ajuste das juntas de dilatação.

Já o DER-ES, em janeiro de 2018, iniciou o processo de limpeza da ponte juntamente com reparos nas juntas de dilatação e no fim desse mesmo ano, a Coinfra enviou Nota Recomendatória à Secretaria de Estado dos Transportes e Obras Públicas (SETOP) e Dnit solicitando o Plano de Vistoria Anual de todas as obras e prédios públicos, incluindo aí a Ponte Governador Gerson Camata. Na época, a SETOP respondeu à Comissão que o DER-ES mantém inspeções constantes e que reparos já haviam sido realizados na segunda ponte.

No ano 2019, a Coinfra acionou novamente o MPF-ES e realizou reunião extraordinária no Dnit, no mês de fevereiro. Durante a reunião, o diretor-geral do DER-ES, Luiz César Maretto, informou que em 2018 foram realizados reparos nas juntas de dilatação e também o serviço de limpeza da ponte. Ainda no ano passado, o órgão estava finalizando uma planilha orçamentária para manutenção e melhorias. O valor de investimento previsto era de aproximadamente R$ 8 milhões, e as ações vão de reparo das falhas até a reforma do pavimento da via. Ainda de acordo com Maretto, será iniciado até o fim de fevereiro o processo licitatório para contratação de empresa para realizar as obras.

Ainda nessa reunião, o Dnit, de acordo com o superintendente regional, Romeu Scheibe Neto, fez um levantamento para avaliar a estrutura da Ponte Governador Gerson Camata e elaborar um plano de manutenção. Esse relatório foi encaminhado para a sede do órgão, em Brasília, onde será feito o plano anual de trabalho para a ponte. Após isso, iria começar a etapa de precificação, para depois abrir o edital de contratação, ainda no primeiro semestre de 2019.

Com isso, em outubro de 2019, começaram as obras na Ponte Governador Gerson Camata, na área que é responsabilidade do DER-ES, que é uma manutenção na parte seca da ponte e deve terminar em 2020. Também começaram os reparos na parte sobre a água, que são de responsabilidade do DNIT, porém atualmente, encontram-se paralisados.

 

 

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