Ministério Público elabora plano para fiscalizar manutenção em construções no Estado

Iniciativa foi sugestão do presidente da Comissão de Infraestrutura, Marcelo Santos, e busca impulsionar o combate a acidentes por falta de manutenção preventiva


Obra do novo TRT ES, em Vitória/ES. Foto: Divulgação

Iniciativa foi sugestão do presidente da Comissão de Infraestrutura, Marcelo Santos, e busca impulsionar o combate a acidentes por falta de manutenção preventiva

Foram dados os primeiros passos para aumentar a saúde estrutural das edificações e manutenção preventiva de obras e prédios pelo Estado. Em resposta à uma solicitação do presidente da Comissão de Infraestrutura da Assembleia (CoinfraES), Marcelo Santos e encaminhada ao Procurador-Geral do Espírito Santo, Eder Pontes, foram acionados órgãos municipais para dar início a um plano de ação. 

 Diante da urgência do assunto, foi enviado "às Chefias das Promotorias de Justiça Cíveis de Serra, Guarapari, Vila Velha, Vitória, Cariacica, Viana e Fundão, pois compreendem a Região Metropolitana, a fim de dar início aos trabalhos" o ofício com a solicitação. Além disso, "para elaboração de um plano estadual e envolvimento das demais regiões, os autos também foram enviados ao Centro Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAOA)", complementou o Procurador-Geral de Justiça do Estado.

A iniciativa busca evitar possíveis desabamentos e acidentes por falta de fiscalização - como o que aconteceu em outubro e deixou uma criança de 2 anos em estado grave após ser atingida por bloco de concreto, na Praia do Morro, em  Guarapari. 

Segundo proposta do deputado estadual Marcelo Santos fiscalizações seriam iniciadas na Grande Vitória. Foto: Bruno Fritz

Pela proposta do parlamentar, seria elaborado, por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), um plano de ação anual para mapear áreas de risco no Estado e desenvolver medidas de segurança. As vistorias seriam realizadas pelas Defesas Civis municipais e demais órgãos competentes acionados pelo Ministério Público do Estado do Espírito Santo. 

“Acreditamos que o desenvolvimento urbano e regional deve estar atrelado à segurança da população. A falta de vistoria coloca em risco a vida das pessoas. Para assegurar as boas condições da estrutura, a manutenção periódica é fundamental. Tenho uma preocupação muito grande com esta situação que infelizmente é uma realidade em todo o país”, afirmou o deputado estadual, Marcelo Santos.

O texto defende a realização de levantamento a partir do qual se definirá uma lista dos edificações com problemas estruturais - por meio dos dados obtidos na análise, a sugestão é que seja elaborado um relatório trimestral simplificado das fiscalizações realizadas - em construções de médio e alto risco -  nos municípios do Estado. 

As inspeções terão início pela Grande Vitória - levando em conta a concentração populacional - que em vários pontos tem edificações visivelmente precárias, com estruturas expostas à ação do tempo, sem que sejam feitos reparos ou inspeções periódicas. Na sequência, as vistorias avançam para as demais regiões.

Redes Sociais

Fique por dentro das nossas redes sociais

  • Ícone do Instagram

    Instagram

  • Ícone do Facebook

    Facebook

  • Ícone do Twitter

    Twitter

  • Ícone do Youtube

    YouTube

  • Ícone do Spotify

    Spotify

  • Ícone do TikTok

    TikTok

© 2018 Marcelo Santos. Todos os direitos reservados

A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: include_once(includes/inc_footer_analytics.php): failed to open stream: No such file or directory

Filename: views/template_site.php

Line Number: 206

A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: include_once(): Failed opening 'includes/inc_footer_analytics.php' for inclusion (include_path='.:/opt/remi/php56/root/usr/share/pear:/opt/remi/php56/root/usr/share/php:/usr/share/pear:/usr/share/php')

Filename: views/template_site.php

Line Number: 206

Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.

A PHP Error was encountered

Severity: Core Warning

Message: PHP Startup: Unable to load dynamic library '/usr/local/php/5.6/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/newrelic.so' - /usr/local/php/5.6/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/newrelic.so: cannot open shared object file: No such file or directory

Filename: Unknown

Line Number: 0