Moradores de Porto de Santana conhecem o novo aquaviário

Conquista da Comissão de Infraestrutura, Cariacica recebeu a primeira reunião que vai apresentar o novo modal na Grande Vitória


CoinfraES e Semobi apresentam o novo aquaviário em Porto de Santana / Foto: Brno Fritz

Conquista da Comissão de Infraestrutura, Cariacica recebeu a primeira reunião que vai apresentar o novo modal na Grande Vitória

Nesta terça-feira (10) foi realizada em Porto de Santana, Cariacica, a primeira apresentação do novo aquaviário. As reuniões estão sendo organizadas pela Comissão de Infraestrutura da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (CoinfraES) em parceria com a Secretaria de Estado de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) e também ocorrerão nos bairros onde terão píeres de embarque e desembarque: Prainha (Vila Velha), Enseada do Suá e Centro (Vitória). 

O projeto de reimplantação do modal e os locais das estações de embarque e desembarque serão apresentadas à população da Grande Vitória com o intuito de debater sua implantação e impactos, além de apresentar modelo de funcionamento.

“É uma honra iniciar essa rodada de apresentações por Cariacica. Primeiro por ser onde eu moro e também por ser uma conquista da CoinfraES, já que, inicialmente, não estava prevista operação deste modal em Porto de Santana. Conversei com o governador Renato Casagrande que repensou o modelo e inseriu nossa cidade no novo aquaviário “, comemorou Marcelo Santos, deputado estadual e presidente da CoinfraES. 

Deputado Marcelo Santos apresenta o novo aquaviário em Cariacica / Foto: Bruno Fritz

Durante sua fala, o deputado destacou que o aquaviário deverá oferecer segurança e conforto ao usuário, que terá mais uma opção de transporte totalmente integrado ao sistema Transcol, oferecendo também integração com bicicletas, ciclovias e o máximo de acessibilidade à pessoas com deficiência. 

“O governo do Estado vem renovando todo o sistema de transporte coletivo com wi-fi, ar condicionado e os barcos não poderiam ficar para trás, integrando todo o sistema de transporte na Grande Vitória, com sugestões que reunimos ao longo dos anos através de exemplos que já operam em diferentes pontos do país e no exterior”, finalizou Marcelo Santos. 

Utilizando a tecnologia do Bilhete Único, o modelo será integrado ao Sistema Transcol. O edital para a licitação da primeira etapa de instalação do aquaviário foi publicado em julho. A empresa habilitada a elaborar este projeto foi publicada na edição desta terça-feira do Diário Oficial do Estado e terá um prazo de 120 dias para entregar os projetos de construção dos trapiches, as pontes de embarque e desembarque, a partir da assinatura de contrato, que deve ocorrer em até cinco dias. Desativadas desde o final do anos 90, a previsão é que as estações comecem a funcionar em 2020.

“O Estado vai assumir a construção dos píeres e depois contrataremos apenas os barcos para operarem e os recursos da construção já estão garantidos pelo Governador para termos um sistema totalmente integrado com linhas que irão alimentar os terminais do aquaviário através do Bilhete Único Metropolitano”, disse o Secretário da Semobi, Fábio Damasceno. 

“O aquaviário já é uma realidade na Grande Vitória e acredito que no ano que vem já esteja em plena operação. Agora precisamos mostrar para a população que fazer a troca de veículos, seja ônibus e barco, de forma integrada vai ser melhor, demonstrando os benefícios no tempo e qualidade no transporte do dia a dia do cidadão”, finalizou o secretário.

Inicialmente, o novo aquaviário irá operar com quatro estações: Porto de Santana (Cariacica), Enseada do Suá e Centro (Vitória), além da Prainha em Vila Velha. 

Secretario Fábio Damasceno acredita que o novo aquaviário esteja em operação já em 2020 / Foto: Bruno Fritz

Redes Sociais

Fique por dentro das nossas redes sociais

  • Ícone do Instagram

    Instagram

  • Ícone do Facebook

    Facebook

  • Ícone do Twitter

    Twitter

  • Ícone do Youtube

    YouTube

  • Ícone do Spotify

    Spotify

  • Ícone do TikTok

    TikTok

© 2018 Marcelo Santos. Todos os direitos reservados

Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.

A PHP Error was encountered

Severity: Core Warning

Message: PHP Startup: Unable to load dynamic library '/usr/local/php/5.6/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/newrelic.so' - /usr/local/php/5.6/lib/php/extensions/no-debug-non-zts-20131226/newrelic.so: cannot open shared object file: No such file or directory

Filename: Unknown

Line Number: 0