Coinfra e Semobi apresentam novo modelo de aquaviário em Porto de Santana

Comissão da Assembleia e Governo do Estado irão demonstrar como será o funcionamento do modal que será reimplantado na Região Metropolitana da Grande Vitória

O projeto para reimplantação do sistema de transporte aquaviário e os locais de suas estações de embarque e desembarque serão apresentados à população da Grande Vitória por meio de reuniões públicas. A primeira acontece amanhã, dia 10/9, às 19h, no Auditório da Paróquia de São Francisco, em Porto de Santana, em Cariacica.

Os encontros são organizados pela Comissão de Infraestrutura da Assembleia Legislativa (CoinfraES) e pela Secretaria Estado de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi). Inicialmente serão instaladas quatro estações de embarque e desembarque - Porto de Santana, Enseada do Suá, Centro e Prainha - e todos os locais terão reuniões. O modelo será integrado ao Sistema Transcol, através do Bilhete Único. 

“Sempre fui um defensor do aquaviário. O sistema irá complementar o transporte rodoviário e desafogar ruas e avenidas que já estão saturadas de tantos veículos. É um grande avanço para a mobilidade urbana da Grande Vitória. Agora que finalmente vai sair do papel, é importante a população estar por dentro da proposta, saber como vai funcionar e conseguir enxergar as oportunidades que o modal irá trazer não apenas no deslocamento das pessoas, mas até mesmo oportunidade de gerar renda com essa operação”, disse o presidente da CoinfraES, Marcelo Santos. 

Desativado desde o final do anos 90, a previsão é que os píeres voltem a funcionar em 2020. As viagens terão duração com cerca três minutos. Nessa primeira agenda, estarão presentes o deputado Marcelo Santos e o Secretário de Mobilidade, Fábio Damasceno.

Implantação
O edital para a licitação da primeira etapa de implantação do aquaviário foi publicado em julho. A empresa vencedora terá um prazo de 150 dias para entregar os projetos de construção dos trapiches, as pontes de embarque e desembarque, a contar da data da Ordem de Serviço. 

Serviço
Apresentação do novo modelo de transporte aquaviário na Grande Vitória
Data: 10 de setembro de 2019
Horário: 19 horas
Local: Auditório da Paróquia de São Francisco. 
Endereço: Rua: Gabino Rios - 02, Porto de Santana/Cariacica.

Assessoria de comunicação

Data de Publicação: segunda-feira, 09 de setembro de 2019

LEIA MAIS...

Aprovada normas para o uso de patinetes elétricos na Grande Vitória
Marcelo Santos consegue obras para reurbanização da Expedito Garcia
Assembleia aprova projeto que dá nome de Governador Gerson Camata trecho da Segunda Ponte